Noticias
Marco Histórico em Campos dos Goytacazes: Nasce a Associação dos Amigos da Saúde Mental
Data de Publicação: 13 de novembro de 2025
Campos dos Goytacazes, 12 de novembro de 2025 - A luta antimanicomial e a promoção do cuidado em liberdade ganharam um reforço significativo no município de Campos dos Goytacazes com a realização da primeira reunião de fundação da Associação dos Amigos da Saúde Mental de Campos dos Goytacazes, que ocorreu na última terça-feira, 11 de novembro de 2025.
O evento, considerado um momento histórico para a Saúde Mental local, contou com a presença de diversas figuras e instituições cruciais para a causa.
Um dos destaques do encontro foi a participação das psicólogas e conselheiras do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), Carla Meirelles e Cleide Neves.
As profissionais estiveram presentes não apenas na qualidade de servidoras públicas do SUS, atuantes no território, mas também como representantes oficiais do CRP-RJ. O objetivo primordial de sua participação foi fortalecer o diálogo com a categoria, pressionar pela busca de melhorias nos equipamentos de saúde mental e impulsionar ações voltadas à promoção da saúde mental na região.
As conselheiras reafirmaram o compromisso inabalável da Psicologia com a dignidade dos usuários, os direitos humanos e o cuidado em liberdade, pilares que norteiam a atuação profissional, conforme preconizam os princípios fundamentais do Código de Ética Profissional do Psicólogo:
I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.
A reunião de fundação demonstrou a ampla mobilização e o engajamento multisetorial em torno da Saúde Mental. Além das representantes do CRP-RJ e trabalhadoras da área, estiveram presentes: representantes da Defensoria Pública, garantindo o apoio jurídico e a defesa dos direitos; trabalhadoras da Saúde Mental, compartilhando a experiência e as demandas do cotidiano dos serviços; usuários dos serviços, protagonistas essenciais de todo o processo de cuidado e da luta por seus direitos.
A criação da Associação dos Amigos da Saúde Mental de Campos dos Goytacazes marca o início de uma nova etapa para a articulação e a defesa de políticas públicas efetivas e humanizadas no município, consolidando a luta antimanicomial no território.
*Imagens autorizadas*
#DescriçãoDaImagem: carrossel com quatro fotos contendo as duas conselheiras citadas no texto de pé na primeira foto e nas demais participando da roda com os usuários.