Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

auto_awesome

Noticias






30 de Novembro: Em defesa do Estatuto da Terra e da Reforma Agrária


Data de Publicação: 30 de novembro de 2025


A data marca a lembrança do Estatuto da Terra e reafirma a importância da Reforma Agrária como política de justiça social no Brasil. Destaca-se a centralidade do território para a garantia de direitos, para a organização comunitária e para a promoção de condições dignas de vida às populações rurais, tradicionais e camponesas.

 

Promulgado em 1964, o Estatuto da Terra estabeleceu diretrizes fundamentais para a democratização do acesso à terra e para o desenvolvimento rural. Esses temas permanecem atuais diante das persistentes desigualdades e dos conflitos agrários no país.

 

A Psicologia reconhece o território como dimensão estruturante da vida. A perda ou ameaça desse espaço repercute diretamente nas relações comunitárias, na economia familiar e na saúde mental.

 

O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) reafirma seu compromisso com a democratização da terra e com a defesa da função social da propriedade, princípios que orientam o Estatuto. Nossa atuação se concretiza na orientação da categoria e na promoção de qualificação continuada, inclusive com materiais como a Referência Técnica para Atuação das Psicólogas em Relações Relativas a Terra (https://site.cfp.org.br/publicacao/referencias-tecnicas-para-atuacao-dasos-psicologasos-em-questoes-relativas-a-terra-2/ ) para que as(os) profissionais da Psicologia reconheçam as especificidades que atravessam a vida das populações rurais e atuem no enfrentamento das desigualdades, dos conflitos agrários e das violações de direitos.

 

#DescriçãoDaImagem: imagem de um par de mãos conteúdo terra e um broto, uma faixa azul no inferior da imagem e logo do CRP-RJ. 



1000084245.jpg